O novo Homem-Aranha tem que ser branco: qual a surpresa? (entre outras divagações)

21

‘Mano, se eu sair quem assume é o Aécio?’

E a novela sobre o novo Teioso continua. Enquanto as gravações de Capitão América  – Guerra Civil estão a todo vapor, um dos personagens mais importantes da história ainda está sem intérprete definido. Particularmente, eu não tenho muito interesse na nova franquia em si, não estou ansiosa para ver o tio Ben morrendo de novo, um outro Harry/Duende Verde ou seja-lá-quem-for a nova mocinha. Só que estou na expectativa para a Guerra Civil e a demora para a inclusão de um novo Homem-Aranha com as gravações em andamento está me deixando preocupada.

Três Aranhas em menos de  13 anos.É muito tiro em pouco tempo, enquanto isso, só agora, aliás só para o futuro, teremos um filme da Capitã Marvel e da parte da Dc, Mulher Maravilha. Filme da Viúva, então nem pensar, porque foi decidido por forças ocultas do machismo que a vingadora não teria uma história interessante para contar. Mas herói macho a gente sai tentando até dar certo, vide o Hulk, ou o ator Ryan Reynolds (e sim, torço por seu Deadpool). Quando é mulher, ou ninguém tentar fazer alguma coisa, ou quando é feito e fracassa, pronto! só deu errado porque era mulher. Elektra e Mulher-gato foram coisas sofríveis, mas não houve um interesse de levantar e tentar de novo. É por essas e outras que a renovação de Agent Carter, ainda que com a audiência baixa, é algo a ser comemorado e muito. E a motivação vêm da confiança que produtores e público têm de Hayley Atwell. Podemos viver sem as conspirações da série, mas ainda não estamos prontos para nos despedirmos de Peggy Carter.

111
Voltando para o Homem-Aranha, sim, meu coração pertence a primeira franquia e Tobey Maguire. Certo, a qualidade da trilogia foi despencando, o 3 é pura vergonha alheia, mas amo, marcou uma fase da minha vida e ainda que os hates-ingratos tentem negar a importância da série, meu coração segue inabalado. Nem lembro onde eu estava quando anunciaram Andrew Garfield e o Espetacular Homem-Aranha, só sei que passei batido por pura preguiça. Nem vi o primeiro filme, mas o segundo chegou aqui em casa e motivada por curiosidade + Dane DeHaan resolvi assistir. Bom, em resumo: 1- Onde que Andrew Garfield é um bom ator? As caretas dele durante o filme me angustiaram demais! 2- Coitado do Jamie Foxx , o Electro é muito ridículo. 3- Aquela coisa horrorosa no final (Rino), 4- Falei em coisa ridícula e o Duende Verde? Olha, franquia que consegue estragar um excelente ator como Dane DeHaan, merece mais é se fuder mesmo.. Enfim, não teve efeitos especiais ou Emma Stone que me fizesssem gostar. Mas olhando a situação atual, só poderia pensar: deveriam ter mantido Andrew Garfield no papel. Já estava mais do que estabelecido no personagem, ok, não estavam satisfeitos com ele, mas porra, sério que zerar tudo em cima da hora é melhor do que manter um rosto já conhecido pelo público? A Marvel e a Sony estão nessa de não cagam, não saem da moita e a novela segue.
Escalaram Asa Butterfield para o papel. Não gostei, nem desgostei, pelo menos pronto, acabou… não pera! O jênio ao invés de ficar quieto, foi abrir o bico no Reddit, os chefões  não gostaram e ele foi dispensado antes mesmo de começar. Eu não tinha nada contra esse menino, só que agora criei muita raiva dele! Sério, fofo que você achava que tudo bem ir fofocar na net e ninguém ia saber? Tipo, seu nome tá envolvido em uma super produção, as negociações tão em pé de guerra, emails sendo vazados  e você só tinha que ser profissional e manter sigilo, mas não deu? Porra, que ódio, viu? E voltamos a estaca zero.
Bom, dias atrás vazou (oia aí Asa!) um email da Marvel onde os produtores estabeleceram uns critérios para o novo Aranha: branco, hétero, sem abusar do alcool, sem sexo antes dos 16. Por um momento pensei que estava procurando um novo Capitão América, mas deixa pra lá 🙂 Nada de novo no mundo, mas então porque a reação de surpresa? Pq causou certa decepção e chateação em algo que era óbvio? Ou alguém esperava um Aranha negro e gay, por exemplo?

11

A verdade é que sim, não dá para negar que uma parte do público esperava/sonhava em ser surpreendido com a escolha de ator negro para o papel. Aliás, foi dentro dessas expectativas que Tyler James Willians acabou entregando que Jaden Smith será o Super Choque. Não é um desejo novo, é algo crescente, que tem torcida. A minha queixa não é que a Marvel deu um passo para trás e sim que sequer cogitou a possibilidade de dar um passo para frente. Nem isso. Donald Glover fez campanha para ser o novo herói em Espetacular Homem-Aranha, é lembrado até hoje como um dos possíveis nomes que poderiam fazer o herói, mas ainda estamos presos em amarras racistas disfarçadas de cânon; E me desculpem, mas mudar as cores e gênero dos heróis para aumentar a representatividade de minorias sociais é sempre bem-vindo para mim. Não entendo como hqs sofrem vários reboots, e se as origens dos personagens mudam, é aceitável, mas quando mudam as cores, a resistência é grande.

Paralelo a isso, teremos um novo Homem-Aranha nos quadrinhos, e sim! ele será negro! O maravilhoso Miles Morales vai para a linha de frente, não como ‘aranha-alternativo’ , mas como O Homem-Aranha Oficial. Checa aqui as palavra de Brian :

“Queremos mostrar que não é um Homem-Aranha alternativo, é O Homem-Aranha. Para crianças negras, adultos, todo mundo”, diz o co-criador da série Brian Bendis. Ele conta que foi à loja de brinquedos com sua filha adotada afro-americana e a viu colocando a máscara do herói dizendo “Olha, pai! Sou o Homem-Aranha!”. “Eu comecei a chorar. Percebi que meus filhos estão crescendo num mundo onde há Homem-Aranha multi-racial, Capitão América afro-americano e Thor mulher“, disse. by PapelPop

Agora imagina o impacto para crianças negras no mundo inteiro ao ver um Teioso negro nos cinemas? o quanto se identificariam? o quão lindo seria? Eu não sei se vocês sabem, mas vivemos em um mundo racista. Onde crianças negras tem quase zero de referências para se inspirarem, onde crescem tendo muitos heróis e heroínas brancas como favoritos, porque falta diversidade. Não é errado ter heróis brancos, mas é errado viver em um mundo onde apenas uma cor representa todas as outras, e não bastasse isso, quem é diferente será discriminado e ridicularizado por causa dessa diferença.

As pessoas fingem ou esquecem o poder que esses ‘é só um filme’, ‘é só um quadrinho’ têm. Então repito que acho que a Marvel sequer cogitar fazer diferente nos cinemas, em 2015, uma oportunidade perdida. Mas quem sabe, né?

11111

‘Já chega, não aguento mais essa novela!’

…………………………………………………

Atualização 23/06

É oficial! Habemus Homem-Aranha e será o ator Tom Holland (nenhuma surpresa pra mim!). Desejo sorte, acredito no talento do moço e o importante é correr pra gravar a Guerra Civil. O resto é o resto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s